Willkommen!

Hallo Leute (Olá, gente)! Heute (hoje) é a primeira vez que estou postando um artigo aqui, então vou começar apresentando o site, e me apresentando.

Esse site foi criado com o Ziel (objetivo) de ajudar aqueles que estudam deutsch (alemão) por conta própria, e também aqueles que gostariam de ir além do que aprendem no Deutschkurs (curso de alemão).

Mein Name ist (meu nome é) Joanna, tenho 24 anos e tenho uma verdadeira paixão por idiomas, culturas e lugares. Em 2006 resolvi abandonar a faculdade de Enfermagem, pois estava confusa sobre o que eu realmente queria da vida. Pra não ficar parada enquanto eu não decidia o que fazer, resolvi me informar sobre cursos no exterior und (e) viajar pra aprender um novo idioma. Pra minha surpresa, os cursos eram muito mais caros do que eu podia pagar, então resolvi buscar outros meios, foi quando eu fiquei sabendo de um intercâmbio cultural chamado Aupair, a proposta é bem interessante, mas só vale a pena se você gostar de Kinder (crianças), pois nada mais é do que trabalhar de babá. O investimento é relativamente baixo, só precisa pagar a passagem e levar um dinheirinho pra se manter até receber o primeiro Taschengeld (mesada, bolsa auxílio) (já fiquei sabendo de casos em que a Gastfamilie (família hospedeira) se propôs a pagar a passagem). Decidir o destino foi a segunda fase, descartei os Estados Unidos e alguns outros países, pois precisaria ter Führerschein (carteira de motorista), e eu não tinha. Me cadastrei em um site de famílias que procuram aupairs e encontrei uma na Deutschland (Alemanha), não pensei duas vezes. Por que não morar por ein Jahr(um ano) em um país tão cheio de Geschichte (história) e aprender um idioma que não é muito comum?!

E lá fui eu!!! Assim que Ich (eu) cheguei no Flughafen (aeroporto) em Stuttgart, me perguntei: Mein Gott (meu Deus), e agora?! Não falava gar nichts (nadica de nada) de deutsch (alemão), e a ficha caiu quando comecei a ouvir as pessoas falando alemão na minha volta, não conseguia entender uma só Wort (palavra)! A primeira coisa que passou pela minha Kopf (cabeça), foi que eu NIEMALS (JAMAIS) iria aprender essa Sprache (língua). Encontrei a Gastfamilie ainda no Flughafen, e eles me levaram direto para almoçar, conversamos bastante, die Gastmutter (a mãe “hospedeira”) era brasileira, então não tive problemas na comunicação, mas já com o Gastvater (pai)… Er (ele) falava um pouquinho de portugiesisch (português), aber (mas) no começo nossas conversas eram limitadas. Passeamos um pouquinho por Stuttgart antes de seguir viagem para Aalen (70 Km de Stuttgart), que foi onde eu morei com eles! Eu fiquei bezaubert (encantada) com a cidade, já estava começando a amar aquele lugar! Não vou contar alles (tudo) agora, pois senão später (mais tarde) não terei nada para contar! Não vou dizer que foi leicht (fácil) aprender deutsch, e a cada Tag (dia) que passa eu aprendo uma Zeug (coisa) nova. Mas posso afirmar que o aprendizado depende única e exclusivamente da nossa força de vontade. Hingabe (dedicação) é a palavra! Cá estou eu falando alemão depois de ein Jahr (um ano) morando na Deutschland e estudando por conta própria depois que retornei ao Brasilien (Brasil)! Se eu consegui, qualquer um consegue, basta querer!

Ich hoffe (eu espero) poder contribuir com o aprendizado de vocês!

Bis bald (Até logo)!

Receba mais dicas de Alemão como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook. Bons estudos!

2.jpg

Joanna Romano

Joanna Romano tem 24 anos e é estudante de comércio exterior. Morou na Alemanha por 1 ano e 3 meses e é completamente apaixonada pela língua alemã e amante da cultura desse país maravilhoso!

67 comentários

  • 11/04/11  
    Flávia Magalhães diz: 1

    E lá vamos nós rumo ao poliglotismo!

    Joanna, reconheço seu nome do fórum do EE. Parabéns pelo texto, pela experiência que teve, e principalmente pela iniciativa em querer compartilhar o que sabe!

    Percebi que muitas das palavras em alemão você escreveu com letra maiúscula, e queria saber a razão. O ideal não seria marca-las em itálico? (se não der pitaco não é a Flávia)

    Ficar bezaubert com a cidade é quase ficar “de boca aberta”, né? Foi a única associação que consegui fazer :)

    Bis bald!

    • 12/05/11  
      Thiago diz:

      Flávia, os substantivos em alemão são escritos com inicial em letra maiúscula se não estou enganado…

  • 12/04/11  
    Joanna diz: 2

    Hallo Flávia,

    Obrigada pelo comentário! :) A minha experiência foi maravilhosa! Ficar bezaubert é ficar encantada, ficar de boca aberta dependendo do contexto pode ser negativo, já bezaubert é usada em um contexto positivo!
    No post sobre os artigos definidos tem falando sobre as letras maiúsculas em alemão! Dá uma olhadinha lá!

  • 13/04/11  
    Edgois diz: 3

    Olá, Joanna que legal este blog. Estou iniciando o estudo do alemão – na primeira lição do Themen 1 aktuell – gostei bastante de seus comentários. Aproveito para pedir dicas de gramaticas, podcast, pronuncia. Parece que há uma diferença de pronuncia dependendo da região.

    • 14/04/11  
      Joanna diz:

      Olá Edgois,

      Fiquei überglücklich (feliz da vida) ao ler que você curtiu o blog! Continue acessando, os próximos artigos estão bem legais! Qualquer dúvida específica pode mandar! Obrigada pelas sugestões!

      Bis bald!

  • 15/04/11  
    Pâmela diz: 4

    Fiquei muito feliz por encontrar esse site.
    Amo idiomas e estou aprendendo alemão por conta própria.

    Bis Bald!

  • 17/04/11  
    Kleber diz: 5

    Olá!
    Irei começar a estudar alemão agora, pois sou descendente desse povo e gostaria muito de aprender a língua. Pelo jeito já tenho um material para começar a estudar. :D
    Parabéns pelo blog.

    Obrigado!!!
    Até+

    • 18/04/11  
      Joanna diz:

      Hallo Kleber!

      Que bom que você gostou! Continue acessando que sempre teremos dicas legais!

      Bis bald!

  • 19/04/11  
    Alex Sandro diz: 6

    Deutsch! Bah, muito bom, parabéns pela iniciativa tchê!

  • 25/04/11  
    Gênio diz: 7

    Descobrir hoje, e vou estudar muito, vou dar meu apoio, sempre que precisar!

  • 02/05/11  
    Tiago diz: 8

    Oi Joanna!

    Que legal saber da sua história! Eu também passei mais ou menos pelo que você passou. Vivi em Stuttgart por sete meses, estudando na IFA e fazendo alguns bicos para me sustentar. Voltei ao Brasil há mais ou menos um mês e já sinto que se eu não praticar o alemão, eu vou esquecer rapidinho.
    Você está de parabéns pela iniciativa de dividir o que você sabe aqui neste site. Eu também adoro aprender idiomas, espero que eu possa continuar desenvolvendo o meu alemão por aqui.

    Muito obrigado,

    Tiago.

    • 05/05/11  
      Joanna diz:

      Oi Tiago,

      Que bom que você gostou! Conta mais pra gente da sua experiência na Alemanha!

      Abraço

      Joanna

  • 04/05/11  
    Claudia Lopes diz: 9

    Querida Joanna, adorei ter encontrado o teu blog. Eu moro na Suíça ha’ quase dois anos e ainda estou às voltas com a língua daqui. Nao sei se voce sabe, mas aqui eles falam o dialeto suíço…muito diferente do alemão falado na Alemanha. Entendo muita coisa, mas ainda nao me comunico bem, pois nao tenho tempo para me dedicar entre trabalho e família. Mas vou indo, nao desisto. Continue postando coisas legais e a tua experiência, ajuda muito mesmo.

    • 05/05/11  
      Joanna diz:

      Hallo Cláudia,

      Wie geht’s?
      Em que lugar da Schweiz você mora?
      Pena eu não conhecer muito do dialeto suiço, mas no que eu puder te ajudar no hochdeutsch, pode contar comigo! :)
      Manda pra gente algumas curiosidades desse dialeto, será um prazer postar aqui!

      Beijos
      Joanna

    • 10/05/11  
      Claudia Lopes diz:

      Querida Joanna,
      Eu moro no Cantão Alemão, Zurique. Sim, o dialeto daqui é outra língua em relação ao alemão, porém mais simples no que diz respeito aos tempos verbais. Por outro lado, no dialeto suíço eles usam muitas palavras de origem latina, o que “facilita” um pouquinho a compressão…digamos. Mas o alemão, a meu ver, não é tão difícil assim não. Concordo que requer muita dedicação, mas para todas as línguas é assim, senão a gente não fala nunca mesmo.
      Vou me organizar para mandar alguma coisa para o “dicas de alemão”, pois apesar de não me dedicar muito, tenho muito contato com a língua, pois dou aula de português para Suíços e Alemães, e tenho aprendido muita coisa com eles.

      Auf Wiedersehen

    • 11/05/11  
      Claudia diz:

      Hallo,
      Ich bin Claudia auch.
      Wo wohnst du in der Schweiz?

  • 04/05/11  
    Julio diz: 10

    Eu já conhecia o English Experts (e as dicas de francês e espanhol) e cheguei a uma vez pedir por dicas de alemão. Só hoje descobri o site e, portanto tardia, mas alegremente, felicito por esse excelente conteúdo e aguardo ansiosamente pelas dicas. Obrigado e por favor mantenham o site ad infinitum ;)

    • 05/05/11  
      Joanna diz:

      Hallo Julio,

      Obrigada pelo seu comentário! Espero que volte sempre!

      Abraço

      Joanna

  • 11/05/11  
    Dicas de Inglês - Conheça o canal de Alemão do EE diz: 11

    […] Joanna tem 24 anos e já morou na Alemanha. Vamos dar as boas-vindas (willkommen) para ela no artigo de apresentação do DA. […]

  • 11/05/11  
    Cezar diz: 12

    Muito bom! Vou acompanhar sempre!!! Também gosto muito desse idioma e da cultura do país

  • 11/05/11  
    Giselle diz: 13

    Oi, Joanna!!

    Nunca tive acesso ao idioma alemão… E essa está sendo uma boa oportunidade pra aprender. Você vai publicar podcasts para aprendermos também a pronúncia??
    Obrigada

  • 11/05/11  
    Edgar Alberto diz: 14

    Que Maravilha!!

    Pelo que escreveu no artigo, percebi que você tem realmente o perfil ideal (apaixonada, motivadora, etc) para desenvolver este projeto e ajudar muitas pessoas neste idioma. Venho me debruçando em cima do inglês a algum tempo (atualmente estou tentando ler um livro de 600 paginas todo em ingles – ufa!) e sempre com vontade de aprender alemão também.

    Seja bem vinda Joanna!

  • 11/05/11  
    Claudia diz: 15

    Hallo,
    Prima!!!
    Eu também sei um pouquinho de Alemão, sou casada com descendente de suiços e adoro idiomas.
    Es ist sicher eine gute Idee!!!!

  • 11/05/11  
    priscilla santos diz: 16

    Era tudo que precisava, sou apaixodada pela Alemanha, pessoas, cultura, pais, enfim, tenho um sonho que ainda vou realizar, um dia poder morar lá!!! Sou mamae de gemeas e nao tenho mto tempo pra ir pra cursos, ja que as mesmas estao com 1 ano e 10 meses….mas vou tirar um tempo para ler o blog e pegar dicas estudando a nte….dai quem sabe conhecer um alemao lindo na minha vida ne??? Temos que comunicar!!!rssss, Afinal, mereco ser feliz!!! vou acompanhar todos os dias!

    Beijos e mais beijos

    pri

  • 11/05/11  
    Sonia Mara diz: 17

    Hallo, Jane! Ich bin begeistert und aufgeregt über die Möglichkeit des Lernens durch die EE-Deutsch. Ich freue mich auf Klassen auf höchster Erwartung! Vielen Dank!
    PS: Ich musste den Google-Übersetzer benutzen, weil ich nicht weiß, ein Wort auf Deutsch, obwohl sie die Tochter einer von ihnen! lol
    Ich weiß, es muss Fehler haben, aber das ist okay! Allmählich lernen wir mit Ihnen!

  • 11/05/11  
    Miriam diz: 18

    Parabéns Joanna pelo seu blog. Tenho uma filha(postiça) alemã. È filha de coração, ela fez intercambio aqui no Brasil, e morou em minha casa por 1 ano. Desde então, ela vem para ca, uma vez por ano, eu e meu marido ja fomos para a casa dela e posso dizer que hoje, formamos uma familia internacional, ahahahaaaa. Ela chama Senia, e fala 5 idiomas fluentemente. Felicidades para vc nesta sua nova empreitada. Deus te abençoe. BJS

  • 11/05/11  
    Gil diz: 19

    desse jeito vou me tornar um poliglota rsrs.

    Tomara que o Dicas de Alemão de tão certos quanto seus irmãos Dicas de Francês, Dicas de Espanhol e o English Experts

  • 11/05/11  
    Kelly diz: 20

    Joanna, obrigada por se dedicar em nos ajudar! Amei!!!

  • 12/05/11  
    raiany diz: 21

    Sempre tive vontade de aprender alemão..
    Acho a lingua interesse, apesar de achar um pouco dificil, mas quem gosto enfreta qualquer dificuldade…hehehehe…
    Obrigado pela iniciativa…
    Parabéns Joanna

  • 12/05/11  
    Lucas diz: 22

    Alemão é sinistro! Prefiro alemão a qualquer idioma que já ouvi @_@
    Você tem alguma indicação de filmes ou séries alemãs? É complicado achá-los para estudar, como eu fiz no inglês… Obrigado e parabéns por essa iniciativa :]
    certamente estudarei por aqui.

  • 12/05/11  
    Dativo Marques diz: 23

    Joanna, meus parabéns pela iniciativa. Desejo que o seu projeto seja vencedor, fazendo com que muitos de nós desenvolvam o conhecimento do alemão. Vou repassar para alguns amigos com que estudei por dois semestres há alguns anos. Dativo Marques – Rio

  • 12/05/11  
    Nancy diz: 24

    Adorei a dica. Sempre quis aprender alemão,mas o curso é caro,e também acho bem difícil a pronúncia. Mas, gostaria de tentar.
    Estou ansiosa para começar.
    Obrigada,
    Até breve

  • 12/05/11  
    Thiago diz: 25

    Hallo Joanna,

    Como trabalho em uma empresa alemã, vai ser muito bom acompanhar este sitio. Muito legal seu trabalho e tambem muito interessante sua experiência de vida.

    Auf wiede

  • 12/05/11  
    Sol diz: 26

    Willkommen!

    Ameeeiiiii!!!!!

    Sucessoooo!!! (Como digo isso em alemão?)

    Abraço!!!

  • 12/05/11  
    Wagner Cintra diz: 27

    Hallo Joanna. Ich bin Wagner. Ich bin Englischlehrer von Beruf aber Ich lerne Deutsch.Ich wohne in São Paulo Staat. Ich habe Deutsch lern gern. Das ist Wichtig Sprache.Ich habe viel gern! Que momento maravilhoso descobrir a oportunidade de ter mais uam fonte de aprendizado! Es freut mich Sie zu sehen! Obrigado por esse grande momento!

  • 12/05/11  
    Tatiana diz: 28

    Hallo, Joanna!

    Fiquei muito feliz em receber o email falando deste blog, estudo alemão e a cada dia me admiro mais com a língua e a cultura alemã!!

    Tschüss

  • 12/05/11  
    Leti diz: 29

    Oi Joana!

    Parabéns pela iniciativa! Também adoro idiomas mas aprender alemão foi obra do acaso, ou do amor, melhor dizendo.

    Moro em Zurique e como disse a Claudia Lopes aí em cima, o maior desafio é o dialeto. Já me comunico bem (estou iniciado o C2) e agora estou praticamente compreendendo bem o dialeto, mas é como se vc aprendesse português na escola e ao seu redor todos falassem espanhol.

    Adoraria contribuir com o seu blog enviando curiosidades sobre o dialeto suíço.

    Boa sorte e parabéns!

    • 13/05/11  
      mirian diz:

      Adoraria receber dicas de dialeto suíço, assim como bandas e cantores/cantoras pop ou pop-rock atuais que sejam suíços:)

  • 12/05/11  
    Thiago Santos diz: 30

    Olá Joana,

    Fiquei até emocionado ao ler seu artigo. O alemão era algo que eu acreditava não ter a menor capacidade de aprender, porém, lendo seu artigo minha crença mudo. Curti muito o jeito que você lançou as palavras em alemão no meio do texto. Me empolguei ao fazer associações entre o deutsch e o pouco dos idiomas que conheço. Tudo de bom pra ti e teu blog!!!

  • 12/05/11  
    Monica Melo diz: 31

    Joana!
    Recebi o link hoje pela manhã. Minha colaboradora me enviou porque ontem eu os desafiei a falarem Inglês em um ano e apostei que eu vou falar deutsch! Mas isso porque decidi que daqui a um ano quero passar férias na Deutschland, na casa de amigos. Também porque eu tenho um sonho, que se tornará objetivo, de morar e trabalhar pelo menos dois anos na deutschland. Sou HR manager, então, existem possibilidades. Eu também já fui namoradinha de um rapaz alemão… não demorou muito, mas virou questão de honra :))
    Adorei a iniciativa e o trabalho. Você está de parabéns!
    Bis bald!
    Monica

  • 12/05/11  
    Sonia Mara diz: 32

    Joana, queria deixar uma sugestão aqui:

    Dá pra colocar áudio nas dicas ?
    Assim poderemos apreender melhor a pronúncia correta das palavras.
    Vielen Dank!

  • 12/05/11  
    Elcinei diz: 33

    Adoro o campo das línguas e vou acompanhar suas dicas. Abços.

  • 12/05/11  
    Pollyana diz: 34

    Sabe, me identifiquei muito com o exposto aqui. Primeiro porque eu sou uma estudante de enfermagem que se interessa muito pela língua alemã, segundo é que eu estou desestimulada pelas tantas cobranças da instituição, que de vez em quando vem à cabeça essas ideias de fazer as malas e ser Au Pair na Alemanha.. Cheguei a pesquisar tudo sobre, mas o que me falta mais é coragem de deixar tudo parado aqui por um ano..

  • 13/05/11  
    Robert diz: 35

    Welcome/willkommen

    Adoro inglês e desejo muito aprender alemão..Muito bom ambos os sites.

    E Muito obrigado por partilhar suas experiÊncias conosco.

  • 13/05/11  
    Israel Moura diz: 36

    Hallo Joanna! Willkommen!
    Sou apaixoando por esta lingua e cultura, espero aprender muito com você e os nossos colegas pois os bons cursos de alemão aqui em Sampa são caríssimos!

  • 13/05/11  
    José Castelo Branco diz: 37

    Que bom que ganhamos mais um site de estudo de Alemão.

    Boa sorte a todos.

    Viel glück

  • 13/05/11  
    Anna diz: 38

    Hello, Joanna!
    Eba, mais um idioma pra acompanhar, que ótimo!

    Mas e quem não tem a mínima noção de pronúncia alemã, tem que se virar ou receber algum ensino básico, antes de acompanhar esse blog? Senão, não adianta nada não?

    Acompanho do mesmo jeito!

  • 15/05/11  
    Mariana diz: 39

    Sucesso, Joanna!

  • 15/05/11  
    naisa monteiro diz: 40

    adorei seu blog!
    Acompanharei ele….
    Beijos,
    Naná

  • 15/05/11  
    naisa monteiro diz: 41

    oi joana adorei seu blog

  • 16/05/11  
    Elke Richter diz: 42

    Parabéns pela iniciativa.Ich bin Deutschlehrerin und möchte hier mitmachen!!!

    • 23/05/11  
      Joanna diz:

      Hallo Elke!

      Sera um prazer! Escreva um artigo e nos mande!

      Bis dann!

      Joanna

  • 17/05/11  
    Bárbara diz: 43

    Joana! Estou muito contente pela estreia desse site! Acompanho muito o English Experts e depois que assisti à uma palestra onde o palestrante se comunicava em alemão, fiquei fascinada pela língua! Acompanharei sempre! Sucesso para o site e para você! Que por acaso cursa uma graduação parecida com a minha! Rs. Beijos

  • 26/05/11  
    Anderson Brito diz: 44

    Simplesmente adorei esse site!!! Sou fã N. 1 já!

  • 07/06/11  
    Bruno Costa diz: 45

    Nossa,não acredito que já há o Dicas De Alemão!

    Hoje descobri o Dicas de Italiano e me perguntei quando criariam o Dicas de Alemão,mas logo me surpreeendi.

    Parabéns!

  • 14/06/11  
    Isis diz: 46

    Flor, tenho só uma dúvida e espero muito que você possa tirá-la! Você tem cidadania alemã? Porque vou ser au pair na Alemanha e estou me matando para estudar para o teste Start Deutsch 1, sem ele não posso ter o visto! Como você conseguiu viajar sabendo nichts? beijão

    • 30/06/11  
      Joanna diz:

      Hallo Isis,

      Desculpa a demora!
      Eu fui primeiro como turista, fiquei 3 meses fazendo curso de alemão, aih voltei pro Brasil e dei entrada no visto de au-pair. A entrevista não é difícil, estuda as coisas mais básicas e algumas perguntas estratégicas, por exemplo: Aonde você vai morar na Alemanha? De quantas crianças você vai cuidar, etc…

      Viel Glück!
      Joanna

  • 25/06/11  
    MAICON BRITO COSTA diz: 47

    GOSTEI MUITO DA SUA HISTORIA,E MUITO INTERESSANTE ,EU FALO INGLES,E RUSSO ,E AGORA PRETENDO APRENDER ALEMÃO,MAS ONDE MORO NÃO TEM CURSINHOS DA DEUTSCHE SPRECHE(LINGUA ALEMÃO) ENTÃO RESOLVI ESTUDAR POR CONTA PROPRIA,ESTA SENDO UM POUCO DIFICIL,JA PENSEI EM PARAR, MAS DEPOIS DE LER SUA HISTORIA,ME ESTIMULEI MAIS..
    DANKE(OBRIGADO)PELO ESTIMULO.
    BIS BALT….

  • 25/06/11  
    MAICON BRITO COSTA diz: 48

    ESCREVI UMA PALAVRA ERRADA E SPRACHE(LINGUA)

  • 03/07/11  
    Kelly diz: 49

    Hallo! Adorei o artigo, também quero ser aupair, sei um pouco de alemão fiz aulas e tudo mais, me contatei com uma agência mais eles deram para trás. Eu já estou com tudo preparado para ir, mas não acho uma familia, queria ir até outubro, mas ta muito dificil… Será que você pode me ajudar?
    Viele Danke!

  • 06/07/11  
    Alisson diz: 50

    Olá,

    você não sabe como estou feliz em saber que tenho, aliás, nós todos temos um nova fonte de dicas sobre o alemão.
    Eu sou fascinado pelo idioma, cultura, pela Alemanha num geral. Eu gostaria muito ter o alemão como minha língua;

    O mais inusitado, é onde eu consegui esse link( numa cmm de rap), eu estou bobo até agora.

    Vou passar a ser um leitor voraz desse bolg.

    Vielen dank,
    Alisson

  • 17/07/11  
    rogerio da silva viana diz: 51

    Dear Joana Romano. Há cerca de vinte anos comecei aprender Ingles e estudei quase três anos no CCAA, porém meu primeiro contato com o Alemão, adorei a língua, bem como pela HISTÓRIA desse país, entretanto. tentei aprender por conta própria e a única frase que consegui aprender foi essa: “das bruter drinkt bear”. Minha pronúnica era semelhante a do inglês, mas “NÃO DESISTI, POIS OU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA” !
    Sou servidor público e estou prestes a aposentar-me e aí vou aprender essa língua e a HISTÓRIA desse país.

  • 23/10/11  
    Alice Sousa diz: 52

    Joana,
    Vice poderia me dizer a tradução da palavra “ihr” ou de todos os pronomes pessoais em alemão?
    Nessa ordem:
    Ich
    Du
    Er
    Sie
    ES
    Wir
    Ihr
    Sie
    sie

    O “ihr” corresponde em Português ao “lhe” ou dela, deles?
    agradeço a sua resposta.

    • 02/12/11  
      Alessandro diz:

      Ihr = vocês

  • 17/11/11  
    Petiz diz: 53

    Hi Joanna! Ich hoffe du kannst meinen Kommentar lesen und beantworten. Bitte, als ein Benutzer was dir schreibt, antwortest du sofort, oder? Gibt’s auch eine E-mail die wir mit dir unterhalten können? Ich habe dir diese Fragen gestellt, weil ich keine Antwort von dir zu den Benutzer in der Seite gesehen habe. Ich warte auf deine Antwort.

    Danke sehr für die Nachfrage.

  • 24/11/11  
    teri diz: 54

    oi joana fico muito grata pelas dicas, estou tirando muito proveito, pois moro na suiça e a lingua noa é facil..obrigada

  • 29/11/11  
    Claudia diz: 55

    Wunderbar!
    Gratulieren Joanna!
    Estas dicas são ótimas para quem quer compreender a “gramática alemã”. E ainda dizen que a nossa gramática que é difícil. Estou aproveitando o máximo deste blog. Outras dicas serão sempre bem vindas :) Você já pode se considerar uma gute Lehrerin.
    Vielen Danke!